domingo, 4 de dezembro de 2016

Em caráter experimental, Pernambucano de 2017 será transmitido na internet

Campeonato Pernambucano

O atual contrato de transmissão do Campeonato Pernambucano, negociado junto à Rede Globo, vai de 2015 a 2018. No acordo com a FPF, de R$ 3,84 milhões por temporada, a emissora adquiriu os direitos audiovisuais de cinco plataformas, as televisões aberta e fechada, pay-per-view, sinal internacional e internet. Esta última terá vez a partir de 2017, em caráter experimental.


No lançamento da tabela da primeira fase da competição local, a federação apresentou um documento já com a possível grade de transmissão, com cada jogo de futebol podendo ter três modelos: 1) Globo Nordeste, 2) Premiere e 3) globo.com. Com a novidade nesta terceira opção (registro abaixo), o blog entrou em contato com a direção de competições da entidade, que confirmou a novidade na fase preliminar, visando o “aumento do interesse e divulgação da primeira fase”. Formada por nove clubes intermediários, disputando três vagas ao hexagonal, a etapa vai de 4 a 25 de janeiro.

Tabela da 1ª rodada do Pernambucano 2017. Crédito: FPF

Entretanto, em contato informal com a Globo, o novo formato de transmissão ocorreria somente no hexagonal do título, dando tempo à estruturação técnica. Além da estrutura dos estádios, é preciso ter, obviamente, um sinal de internet compatível para uma exibição de qualidade. Lembrando, trata-se de um modelo experimental, mas que tende a ganhar força nos próximos anos, até mesmo pela acessibilidade (sobretudo em internet móvel) da população, na capital e no interior.


Transmissão audiovisual do Campeonato Pernambucano de 2017

1ª fase
Internet – Sinal no globo.com (desejo da FPF)

Hexagonal do título (já com Náutico, Santa e Sport) e mata-mata
Aberta – Pernambuco (Globo Nordeste, TV Asa Branca e TV Grande Rio)
PPV – Pacote de degustação do Premiere para assinantes do Paulistão/Carioca
Exterior – Globo Internacional, para 56 países
Internet – Sinal no globo.com

Evolução da transmissão audiovisual do Campeonato Pernambucano*

1998 – tevê fechada (Sportv)
1999 – tevê aberta (TV Pernambuco, com a Globo assumindo em 2000)
2011 – pay-per-view (Premiere)
2013 – sinal internacional (Globo Internacional)
2017 – internet (globo.com)


* A Globo Nordeste chegou a transmitir jogos do Estadual antes de 1998, mas de forma esporádica, como as finais de 1988 e 1995.

Por Cassio Zirpoli/Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário