sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Conheça os adversários do Serra Talhada no Hexagonal da Permanência

Com a não classificação para o Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano, onde se livraria do rebaixamento e brigaria pelo título do estadual, o Serra Talhada foi para outro Hexagonal: o da Permanência (ou da morte), onde vai brigar para não cair à segunda divisão estadual, competição a qual só disputou uma vez, em 2011 (ano da sua fundação), quando foi campeão com menos de um ano de existência. Para não voltar para lá, a Laranja Mecânica tem 10 batalhas pela frente. Confira abaixo os 5 clubes que iremos enfrentar nessa nova fase da competição!



O Clube Atlético Pernambucano surpreendeu e terminou à primeira fase na segunda posição do Grupo A, ficando muito próximo da classificação para o Hexagonal do Título e a Série D do Campeonato Brasileiro. Fundado em 2006 em Vicência (depois mudou-se para a cidade de Carpina), o clube tem como maior conquista ter chegado na decisão da Copa Pernambuco de 2008, perdendo o título para o Santa Cruz.

Apesar de ter sido fundado em 2006, o clube disputa seu segundo ano apenas na Série A1 do estadual. Em 2014 foi vice-campeão da segundona, e no ano seguinte estreou na elite do futebol pernambucano.

O atual elenco do Atlético conta com poucos jogadores conhecidos. A aposta do clube é na juventude: o goleiro Willian, o lateral-esquerdo Djalma, o meia Tarcísio e os atacantes Júnior e Lelo foram alguns dos destaques do Tatu na primeira fase. Além deles, tiveram participação de destaque jogadores com mais experiência como os meias Ceará, Daniel Recife, Bilisco e o polivalente Patrick, campeão pernambucano em 2013 pelo Santa Cruz, e que teve uma passagem pela Laranja Mecânica na Série D do ano passado.

 Patrick, pode atuar como lateral-esquerdo, meia e ponta. Teve passagem pelo Serra em 2015, e é um dos destaques da equipe de Carpina.

No histórico entre as equipes, o Serra leva uma certa vantagem. São 5 jogos, com 3 vitórias pro Lampião, uma para o Tatu e um empate. Os artilheiros do confronto são os atacantes Jessuí, pelo lado sertanejo, e Cajá, pelo lado deles, com 2 gols cada.

Os jogos entre Serra Talhada e Atlético estão marcados para os dias 14 de fevereiro, pela 4ª rodada, no Estádio do Pereirão, às 16h00, e 27 de fevereiro, pela 8ª rodada, no Estádio Paulo Petribu, às 20h00.



Belo Jardim Futebol Clube foi o primeiro adversário do Serra Talhada em campeonatos oficiais, e por isso tem um marco importante na história do clube. O Calango, como é popularmente conhecido, foi fundado em 18 de janeiro de 2005 pelo então deputado José Mendonça Bezerra.

Recentemente conquistou a segunda divisão estadual, e parece estar mais próximo de voltar. O retorno a elite do estadual não está sendo boa. Em 6 jogos, perdeu quatro e empatou duas, curiosamente os dois empates foram contra o Atlético Pernambucano. Terminou na última posição do Grupo A, com 2 pontos ganhos.

O elenco do Belo Jardim é uma mescla de juventude com experiência. Os atletas mais jovens, em sua maioria, foram revelados pelos grandes da capital. É o caso dos zagueiros Dimas e Danilo Quipapá, do volante Liniker e do atacante Kelvis, todos revelados no Náutico. Ainda conta com o goleiro Caio, revelado no Sport, e que teve uma passagem pelo Lampião em 2011, e o atacante Genildo, revelado no Santa Cruz. Outros jogadores bastante rodados são o lateral Thyego, que teve passagem pelo Salgueiro, o meia Tiago Bagagem, ex-Afogados e o recém-contratado atacante Cicinho, que ano passado defendeu o Salgueiro.


No histórico, o Serra Talhada nunca venceu a equipe alviverde. São 6 jogos, com duas vitórias para o Belo Jardim, e 4 empates. Os artilheiros do confronto são todos do Calango. Com dois gols o zagueiro Alenilson, que teve uma passagem pelo Serra na Série D, e o atacante Muller.

As equipes se enfrentam logo na 1ª rodada, no dia 30 de janeiro, no estádio SESC Mendonção, às 20h00. Voltam a se encontrar novamente na 7ª rodada, no dia 23 de fevereiro, no estádio do Pereirão, às 20h00.


O Pesqueira Futebol Clube foi fundado no dia 05 de fevereiro de 2006, na cidade de Pesqueira, agreste do estado. Apesar de ser mais velho que a Laranja Mecânica, a Águia do Agreste só estreou na primeira divisão do futebol pernambucano em 2013.

Na primeira fase as equipes se enfrentaram 2 vezes, com duas vitórias para o Lampião. O Pesqueira terminou em último no Grupo B, com 5 pontos ganhos. O time é treinado por Cícero Monteiro, que só chegou ao clube na 5ª rodada da primeira fase e ainda não perdeu no comando da equipe. O treinador levou o Serra ao Hexagonal do Título e a Série D, no ano passado, e deve reencontrar seu antigo clube, e seu ex-auxiliar e hoje treinador da Laranja Mecânica, Alexandre Lima. 

O elenco ainda conta com o volante Douglas e o atacante Bebeto, ambos com passagem pelo Cangaceiro. No plantel também tem vários outros jogadores rodados, entre eles: o goleiro Paulo Wanzeler (ex-Paysandu-PA), o zagueiro Ney Carioca (ex-Salgueiro), o lateral-esquerdo Ailton (ex-Cabense), os volantes Dácio (ex-Ypiranga) e Leandro Biton (ex-Santa Cruz), o meia Coringa (ex-Cabense) e o atacante Fábio Silva (ex-Náutico).

 Treinador Cícero Monteiro, ex-Serra. (Foto: REPRODUÇÃO / TV ASA BRANCA)

Pesqueira e Serra Talhada se enfrentaram 11 vezes, com 6 vitórias para a Laranja Mecânica, 4 para a Águia, e um empate. Os artilheiros do confronto são os atacantes Neto Bala e Jonathan Balotelli (Pesqueira) e Júnior Juazeiro pelo lado do Cangaceiro.

As partidas entre as equipes ocorrem nos dias 10 de fevereiro, pela 3ª rodada, no estádio Joaquim de Brito, às 20h00, e 5 de março, pela 10ª rodada, no estádio do Pereirão, às 16h00.


Um dos maiores times do interior de Pernambuco, o Clube Atlético do Porto foi fundado em 30 de junho de 1993, por José Porfírio de Oliveira. O clube se profissionalizou em 8 de março de 1994. Logo nos dois primeiros anos da sua profissionalização vieram as primeiras conquistas, bicampeão do Interior, vice-campeão pernambucano em 1997 e 1998. Em 1999 participou de três competições (Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste).

Na primeira fase do estadual terminou em terceiro no Grupo A, com 8 pontos. O artilheiro foi Joélson, com 2 gols, um dos destaques do time que está de volta, depois de ganhar o campeonato paranaense com o Operário em 2015. Outros jogadores importantes que voltaram foram o volante Mardley, que estava disputando a segunda divisão do Brasileiro pelo Boa Esporte-MG, e o meia Jefferson Renan, que estava emprestado ao Náutico.

 Joélson, artilheiro do Porto. (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O Porto é conhecido por utilizar muitos jogadores da base, e esse ano não foi diferente. Depois de revelar nomes como os volantes Josué, campeão mundial pelo São Paulo, e Rômulo, do Spartak de Moscou, da Rússia, e o atacante Araújo, que hoje defende o arquirrival Central, o Gavião do Agreste é basicamente formado por atletas formados em casa. Entre as poucas exceções estão o goleiro Evandrízio, que faz um ótimo campeonato, e o lateral-direito Edy, que já marcou um gol de falta na competição.

Ao todo, Porto e Serra Talhada se enfrentaram nove vezes, com 3 vitórias pra cada lado e 3 empates. O artilheiro do confronto é o atacante Joélson (foto acima), com 5 gols marcados.

As equipes se enfrentam na 5ª rodada, no dia 17 de fevereiro, às 16h00, no estádio Antônio Inácio. E voltam a se enfrentar 3 dias depois, pela 6ª rodada, às 16h00, no estádio do Pereirão.


Fundada no dia 6 de maio de 2008, na cidade de Vitória de Santo Antão, a Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas nunca conseguiu uma posição de destaque na primeira divisão do futebol pernambucano. Porém, a equipe já conquistou a segunda divisão duas vezes e recentemente foi vice-campeã.

Para essa temporada colocou-se muita expectativa no Tricolor das Tabocas pelas contratações que fez. Porém, decepcionou a torcida e terminou a Primeira Fase no terceiro lugar do Grupo B, com 5 pontos conquistados.

Entre as diversas contratações, vieram os filhos de dois ex-jogadores consagrados do futebol brasileiro: Lucas Surcin, filho de Marcelinho Carioca e Marcelo Passos Júnior, filho de Marcelo Passos. Outros jogadores que fazem parte do elenco são: os experientes volantes Éverton Hora (ex-Náutico, Sport e Santa Cruz) e Fabinho Vitória, e os jovens atacantes Messinho e Jefferson Baiano, artilheiro do Tricolor das Tabocas na temporada, com 3 gols marcados.

 Lucas Surcin (E) e Marcelo Passos Jr. (D) meias do Vitória das Tabocas. (Foto: Reprodução / Rede Globo Nordeste)

No histórico entre as equipes, o Tricolor das Tabocas nunca venceu a Laranja Mecânica. São 6 jogos, com 3 vitórias para o Serra Talhada e 3 empates. O artilheiro do confronto é o já aposentado atacante serra-talhadense Ricardinho, com 2 gols marcados.

As equipes tem duelos marcados para os dias 3 de fevereiro, pela 2ª rodada, no estádio do Pereirão às 20h00, e 2 de março, pela 9ª rodada, no estádio do Carneirão, também às 20h00.

Por Bruno Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário