quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

2011: Fundação e Título

O INÍCIO

Presidente José Raimundo, do Serra Talhada, à esquerda. (Foto: Blog do Serra)

Fundado no dia 25 de fevereiro, o Serra Talhada Futebol Clube resgatava o futebol profissional na capital do xaxado que até aquela data havia se licenciado com o Serrano Futebol Clube em 2010. Liderado por José Raimundo, antigo presidente do Jumento de Aço (assim era conhecido o Serrano), o clube não queria ser apenas um figurante no seu primeiro ano de vida. 

A solenidade de inauguração deu-se no Ginásio Poliesportivo Egídio Torres de Carvalho. A escolha do nome não seria por acaso, já que faria referência à cidade que batizaria a agremiação. O Serra Talhada FC não queria abandonar as suas raízes sertanejas, tanto que adotou Virgulino Ferreira da Silva (o Lampião) como mascote.

ELENCO AO LONGO DO CAMPEONATO

Com o objetivo de subir à 1ª divisão estadual logo no primeiro ano de existência, o Serra montou uma equipe bastante rodada e com nomes conhecidos do futebol pernambucano.  


TREINADOR

Resultado de imagem para paulo junior tecnico O treinador escolhido para comandar o clube foi Paulo Júnior(Foto: Jéfferson Emmanoel / GloboEsporte.com/)



GOLEIROS


 Para ser o camisa n° 1, o clube trouxe Danilo (FOTO), goleiro naturalizado guinéu-equatoriano. Ruan e Eduardo eram outras opções do treinador.

LATERAIS-DIREITOS



 Na ala direita o contratado de maior destaque foi Roma (FOTO), eleito melhor lateral do Campeonato Pernambucano daquele ano atuando pelo América. Outra opção no banco era o garoto da base Felipe Calumbi.

ZAGUEIROS



 A zaga tinha como destaque o experiente Alex Costa (FOTO), com passagens por várias equipes intermediárias do Nordeste. Outras opções para a posição eram Josias, ex-Serrano (PE), Negretti e Carioca, ambos ex-América (PE).

LATERAIS-ESQUERDOS



 Na lateral-esquerda contava com Siderval (FOTO), ex-Salgueiro, Jailton, ex-Crato (CE) e Ronaldo, ex-América (PE).


VOLANTES

 O capitão dessa equipe era nada menos que o volante Alexandre Oliveira (FOTO), ex-Santa Cruz, ABC-RN e Portuguesa-SP. Outros jogadores para essa posição eram: o polivalente Algodão, ex-Cabense (PE), Paiva, e Marcondes, ex-Serrano (PE).

MEIAS

Resultado de imagem para alcimar agostinho de lima Na criação das jogadas o clube contava com nomes poucos conhecidos, porém rodados no futebol. O destaque fica para Alcimar (FOTO), meia-atacante canhoto, habilidoso e artilheiro por onde passou. Outras opções eram Juninho, Washington, ex-Canoas (RS), Rosivaldo, Coringa e Ricardo Mineiro, ambos ex-Cabense (PE).

ATACANTES

 No ataque o nome mais conhecido era do atacante Jessuí (FOTO), o chuteira-fone, artilheiro no Serrano e com passagens pelo futebol de Portugal e da Romênia. Além dele, a equipe era bem provida de atacantes, tais como Erick, ex-Náutico, Silvano, ex-América (PE), Caio (o menino raio), e Rincon (o DJ), ambos ex-Serrano. 

AMISTOSOS

Em preparação para o estadual, o Serra Talhada realizou três amistosos contra duas equipes amadoras e uma profissional.

 
O primeiro duelo foi diante de sua torcida contra a equipe amadora do Compare (Floresta-PE). O jogo terminou com vitória do Lampião por 1 a 0, gol do zagueiro Negretti.

 
O segundo amistoso foi na cidade de Sertânia contra a seleção local. A partida terminou com o placar de 3 a 1 para a Laranja Mecânica, gols de Jessuí, Juninho e gol contra do jogador de Sertânia.

A terceira e última apresentação da equipe antes da competição foi contra o vice-campeão cearense daquele ano, o Guarani de Juazeiro. Porém, a partida terminou empatada sem gols.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SÉRIE A2

PRIMEIRA FASE

No dia 12 de junho de 2011 o Serra Talhava estreava profissionalmente em jogos oficiais. 


Depois de folgar na 1ª rodada, o Serra enfrentou o Belo Jardim fora de casa. Nego Pai e Júnior Borracha fizeram 2 a 0 para a equipe da casa, porém, Jessuí e Negretti, no apagar das luzes, empataram o jogo para a equipe sertaneja.



A estreia em casa veio na 3ª rodada. Contra o Chã Grande, o Lampião não encontrou dificuldades e venceu por 2 a 0, dois gols do capitão Alexandre Oliveira. (VÍDEO ACIMA)

Pela 4ª rodada, o Serra foi até Vitória de Santo Antão encarar o Vera Cruz. E começou perdendo de 2 a 0, dois gols de Muller. Mas o chuteira-fone, Jessuí, marcou os gols de empate, terminando assim em 2 a 2.



Voltando a atuar no Nildo Pereira, a Laranja Mecânica venceu o Atlético por 2 a 0, pela 5ª rodada, com gols de Erick e Jessuí. (VÍDEO ACIMA)



Na 6ª rodada veio a primeira vitória longe de seus domínios. Jogando contra o Ferroviário, no Cabo de Santo Agostinho, a laranja sertaneja venceu por 2 a 1, com gols de Rosivaldo e Erick. João Paulo descontou para o Ferrim. (VÍDEO ACIMA)

Na rodada seguinte o Serra recebeu o Olinda no Pereirão, e venceu por 1 a 0, gol de Ricardo Mineiro.

Embalado com três vitórias consecutivas e invicto até o momento, o Serrinha conheceu sua primeira derrota. Contra o Timbaúba, fora de casa, acabou derrotado pelo placar de 1 a 0, gol de Júnior Paraíba.

Na última rodada o Serra era pra ter enfrentado o Centro Limoeirense, porém o clube já havia sido eliminado devido a irregularidades na inscrição dos atletas, portanto todos os seus jogos foram considerados W.O.

Com o fim da PRIMEIRA FASE, o Serra terminou na terceira colocação com 17 pontos, atrás apenas de Timbaúba e Olinda.

SEGUNDA FASE

Nessa nova fase da competição, os clubes foram divididos em 2 grupos de quatro times: no GRUPO 1 estavam Timbaúba, Chã Grande, Belo Jardim e Vera Cruz. No GRUPO 2 estavam Olinda, Serra Talhada, Atlético-PE e Ferroviário do Cabo. O líder de cada grupo subiria automaticamente para a elite do estadual, e quem fizesse mais pontos seria o campeão.

Na 1ª rodada o Serra Talhada foi até Camaragibe enfrentar o Atlético e trouxe na bagagem uma vitória de 1 a 0, com gol do zagueiro artilheiro Negretti.

Pela 2ª rodada, diante de sua torcida, o Lampião derrotou o Ferroviário do Cabo por 3 a 0 com show de Jessuí. O atacante anotou os 3 gols da partida.

Já nas duas rodadas seguintes a laranja sertaneja enfrentou o Olinda, e empatou duas vezes. No duelo válido pela 3ª rodada o empate foi de 2 a 2, com gols de Jailton e Rincon para o Serra, e Josi (2x) para o Olinda. No confronto válido pela 4ª rodada o placar não saiu do zero e terminou em um empate sem gols.

Precisando apenas de uma vitória para confirmar o acesso à Primeira Divisão, o Serra Talhada passou por cima do Ferroviário do Cabo, fora de casa. Os gols foram de Jessuí (2x), Caio (2x) e Ricardo Mineiro. Brasinha descontou. Além de garantir o acesso, o clube levou também o título pra casa, faltando uma rodada para o término do campeonato.

Garantido na elite e campeão, o time da cidade de Lampião ainda ganhou do Atlético-PE, na 6ª e última rodada. O único tento da partida foi marcado por Jessuí, que por um gol de diferença não ficou com a artilharia da segundona (Josi do Olinda sagrou-se o artilheiro com 11 gols).

 Jessuí, campeão e vice-artilheiro do Campeonato Pernambucano da Série A2.

FOTO OFICIAL DO TIME


ESTATÍSTICAS DO SERRA TALHADA NA SÉRIE A2 DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Imagem relacionada
Número de Jogos: 14
Vitorias: 9 ( 6 em casa)
Empates: 4 (1 em casa)
Derrotas: 1 ( Fora de Casa )

Saldo de Gols: 15
Gols Feitos: 24
Gols Sofridos: 9 (nenhum em casa)
Artilheiro do Time: Jessuí - 10 gols

Média de Publico Geral: 1654 Público Total Médio
Média de Público em Casa: 2205 Público Total Médio
Média de Público Fora de Casa: 1103 Público Total Médio

Por Bruno Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário