segunda-feira, 14 de maio de 2018

2012: "Barça-Serra", luta contra o rebaixamento e vitória histórica na capital

Do "Barça-Serra" à vitória inesquecível no Recife.

Depois de um 2011 perfeito, onde no primeiro ano de vida conseguiu o título da Série A2 do Campeonato Pernambucano, o Serra Talhada se preparava para estrear na elite do futebol pernambucano onde enfrentaria equipes bem mais qualificadas como o trio da capital: Náutico, Santa Cruz e Sport, além do Salgueiro que na época se consolidava como a quarta força do estado.


APRESENTAÇÃO


Todo início de temporada sempre tem apresentações inesquecíveis para os clubes, seja ele grande ou pequeno. E no Serra Talhada não poderia ser diferente. Prestes a completar um ano de existência e já ter um título em sua galeria, o clube preparou uma grande festa que contou com a belíssima atriz e modelo Viviane Araújo (foto), que apresentou os novos uniformes da equipe.

(Foto: Blog do Serra)

ELENCO AO LONGO DO CAMPEONATO

TREINADORES

 O nome escolhido para comandar a Laranja Sertaneja foi Reginaldo Sousa, que até começou bem, mas depois de vários resultados negativos foi demitido.

 O ex-jogador e diretor do Serra na época, Nailson Gomes, comandou o clube por apenas uma partida, na derrota para o Belo Jardim pela 6ª rodada.


 Logo depois, o treinador escolhido para o restante do campeonato foi o experiente Ronaldo Bagé, que havia passado por clubes como Santa Cruz-PE, Salgueiro-PE e Cianorte-PR.

GOLEIROS

 Na meta do Lampião o destaque ficou por conta de Carlos (FOTO), ex-Treze (PB). Outras opções no elenco eram Bruno, ex-Santa Cruz (PE) e Diego.

LATERAIS-DIREITOS

 Na lateral-direita, o dono da posição era Rogério Serra, que voltava à terra natal depois de ter passado muito tempo no Salgueiro. Outras opções no elenco eram Felipe Calumbi (remanescente) e Joãozinho, ex-Petrolina.

ZAGUEIROS

 O xerifão do time era o experiente zagueiro Ranieri (FOTO), que havia passado pelos 3 grandes times da Paraíba (Botafogo, Campinense e Treze). Seu parceiro de zaga era o remanescente Alex Costa. Outras opções eram Stanley, ex-Santa Cruz (PE), Alenilson (ex-base do Sport-PE), Murilo (ex-Botafogo da Paraíba), Josias (remanescente), Mendonça (ex-Coruripe de Alagoas) e Alan (ex-Guarany de Sobral-CE).

LATERAIS-ESQUERDOS

 O dono da lateral-esquerda era o desconhecido Janeilton (FOTO), ex-Vitória das Tabocas-PE. Outras opções ao longo do campeonato eram Canhoto, ex-Castanhal (PA) e Gil Baiano (ex-Goianésia).

 VOLANTES

 Um jogador que chegou como desconhecido e conquistou a torcida foi o volante aguerrido e que sabia sair jogando como um autêntico camisa 10, Enercino (FOTO), ex-Esporte-PB. Outras opções ao longo do estadual eram Elton (ex-ABC), Jaildo (ex-base do Sport-PE), Marcondes (remanescente), Ione (ex-Sousa-PB), Josias Recife (ex-Sport-PE), Junior Negão (ex-Remo-PA), MoacirGilvan e Jackson.

MEIAS

 Sem sombra de dúvidas, o grande nome do elenco do Serra Talhada era o meia Kássio (FOTO), campeão da Copa do Brasil com o Sport-PE em 2008. O clube ainda contava com Fabinho Vasallo (ex-Ceará), Carlos Alberto (ex-Buriram United-TAI), Filipe Sertânia (ex-base do Sport) e Juninho (remanescente).

ATACANTES

 Pelo segundo ano seguido, Jessuí (FOTO) era a maior esperança de gols do Lampião no estadual. Outro que tinha grande destaque nesse ataque era Júnior Mineiro, ex-Bragantino-SP. Outras opções ao longo do campeonato eram os remanescentes Caio (o menino raio), "DJ" Ryncon, e Erick.


PRÉ-TEMPORADA


A Laranja Mecânica fez 3 amistosos antes do início do campeonato. Dois desses jogos foram com a equipe do Crato (Ceará), onde obteve uma derrota de 1 a 0 (fora de casa) e um empate em 1 a 1 (no Pereirão). O outro amistoso foi contra a Seleção de Carnaíba, onde venceu por 1 a 0.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SÉRIE A1

1ª rodada - América 0x4 Serra Talhada


No dia 15 de janeiro de 2012, o Serra Talhada fazia a sua estreia na elite do Campeonato Pernambucano. E não poderia ter sido melhor. 

A Laranja Sertaneja foi até Paulista enfrentar o América, e goleou por 4 a 0, gols de Júnior Mineiro (2x), Enercino e Caio. (VÍDEO ACIMA)

2ª rodada - Serra Talhada 4x0 Ypiranga


Pela 2ª rodada, outra goleada por 4 a 0. Dessa vez dentro de seus domínios, o Serra Talhada não tomou conhecimento do Ypiranga e venceu com gols de Júnior Mineiro, Jaildo, Janeilton e Erick. (VÍDEO ACIMA)


Depois de duas vitórias por goleada surpreendentes, surgiram alcunhas para a equipe sertaneja, tais como "Barça-Serra", em comparação com o Barcelona, que na época mandava na Europa e ganhava tudo que disputava. (VÍDEO ACIMA)


3ª rodada - Serra Talhada 2x4 Santa Cruz


Na 3ª rodada o primeiro grande desafio. O Lampião recebeu o Santa Cruz, da capital. Começou bem, abriu 2 a 0 com gols de Ranieri e Enercino. Porém Flávio Caça-Rato, Eduardo Arroz, Wesley e Léo fizeram os gols da Cobra Coral, dando a vitória ao time de Recife por 4 a 2. (VÍDEO ACIMA)

4ª rodada - Petrolina 2x0 Serra Talhada


Logo após a derrota para o Santa, a diretoria trouxe o meia Kássio, campeão da Copa do Brasil com o Sport em 2008. Porém, pela 4ª rodada veio outra derrota. Jogando fora de casa perdeu para o Petrolina por 2 a 0, gols de Julinho e Souza. (VÍDEO ACIMA)

5ª rodada - Serra Talhada 1x2 Salgueiro


Pela 5ª rodada voltou a atuar em casa. Enfrentou o Salgueiro e saiu derrotado por 2 a 1. Os gols do Carcará foram de Victor Caicó e Clébson. O Lampião descontou com Caio. (VÍDEO ACIMA)

6ª rodada - Belo Jardim 2x0 Serra Talhada


Depois da derrota no clássico sertanejo, a diretoria resolveu demitir o treinador Reginaldo Sousa, porém nada mudou. Com Nailson Gomes de treinador interino, a equipe foi a cidade de Belo Jardim e perdeu para o time homônimo por 2 a 0, gols de Alenilson (o mesmo que estava no Serra nessa temporada porém saiu por falta de espaço no time), e Fernandinho. (VÍDEO ACIMA)

7ª rodada - Serra Talhada 1x2 Sport



Pela 7ª rodada o Serra já estava de treinador novo, Ronaldo Bagé, que havia comandado equipes do futebol pernambucano como Salgueiro e Santa Cruz. A Laranja Sertaneja enfrentou o Sport no Pereirão e perdeu por 2 a 1, gols de Renê (atualmente no Flamengo-RJ) e Marcelinho Paraíba. Quem descontou para os donos da casa foi Kássio, cobrando pênalti. (VÍDEO ACIMA)

8ª rodada - Central 0x1 Serra Talhada


Depois de cinco derrotas seguidas, a Laranja Mecânica reencontrou o caminho das vitórias. Fora de casa, a equipe venceu o Central por 1 a 0, gol de Kássio cobrando pênalti. (VÍDEO ACIMA)

9ª rodada - Serra Talhada 0x1 Náutico


Mas a derrota não demorou a aparecer. Na rodada seguinte, contra o Náutico, o Lampião foi derrotado por 1 a 0, gol de Marcos Vinícius (atualmente no Botafogo-RJ). O jogo foi marcado pelo princípio de ataque cardíaco do presidente José Raimundoque se exaltou pelos erros de arbitragem contra a equipe sertaneja. (VÍDEO ACIMA)

10ª rodada - Porto 3x1 Serra Talhada



Pela 10ª rodada, o Serra Talhada foi até Caruaru enfrentar o Porto. A Laranja Sertaneja saiu na frente com Rogério Serra, porém levou a virada. O Gavião do Agreste venceu com gols de Airton, Joelson e Rodolfo Potiguar. Final: 3x1. (VÍDEO ACIMA)

11ª rodada - Serra Talhada 2x0 Araripina



Depois de duas derrotas seguidas, o Lampião venceu o Araripina, dentro de casa, por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Júnior Mineiro, de bicicleta e Kássio, de pênalti. (VÍDEO ACIMA)

12ª rodada - Araripina 1x1 Serra Talhada



Na rodada seguinte os dois clubes se enfrentaram novamente, e a Laranja Mecânica quase levou a melhor (de novo), porém a partida terminou empatada. O gol do Serra foi marcado por Júnior Mineiro. Enquanto o Bode do Araripe empatou com Jamesson. (VÍDEO ACIMA)

13ª rodada - Serra Talhada 1x0 Petrolina


Pela 13ª rodada, o Serra Talhada enfrentou o Petrolina dentro de casa. E venceu com gol do "chuteira-fone" Jessuí. (VÍDEO ACIMA)

14ª rodada - Santa Cruz 2x0 Serra Talhada



Já no jogo seguinte a derrota voltou a aparecer. Jogando em Recife, o Lampião foi derrotado por 2 a 0 para o Santa Cruz, gols de Dênis Marques e Geílson. (VÍDEO ACIMA)

15ª rodada - Serra Talhada 1x0 América


Mas a recuperação foi logo no jogo seguinte. Atuando no Pereirão, o Serra Talhada venceu o América por 1 a 0, gol de Júnior Mineiro. (VÍDEO ACIMA)

16ª rodada - Ypiranga 1x0 Serra Talhada


Pela 16ª rodada, o Lampião foi até Santa Cruz do Capibaribe enfrentar o Ypiranga. O placar terminou em 1 a 0 para os donos da casa, gol de Otacílio. (VÍDEO ACIMA)

17ª rodada - Serra Talhada 1x1 Belo Jardim


Na rodada seguinte enfrentou o Belo Jardim dentro de casa. Os visitantes marcaram primeiro com Philco. Mas o zagueiro Alex Costa empatou a partida. (VÍDEO ACIMA)

18ª rodada - Salgueiro 1x1 Serra Talhada



Pela 18ª rodada, Salgueiro e Serra Talhada empataram em 1 a 1. Os donos da casa saíram na frente com Alex Costa (contra). A Laranja Sertaneja empatou com Kássio. (VÍDEO ACIMA)

19ª rodada - Serra Talhada 1x2 Central



Voltando a atuar dentro de casa, o Lampião foi derrotado para o Central por 2 a 1. Os gols da Patativa foram marcados por Beto Paraíba (2x), e Kássio descontou para os donos da casa. (VÍDEO ACIMA)

20ª rodada - Sport 5x0 Serra Talhada


Pela 20ª rodada, foi até a capital e levou uma "cipoada" do Sport. O Leão da Ilha não tomou conhecimento do Serrinha e aplicou uma goleada de 5 a 0. Os gols foram marcados por Marcelinho Paraíba (2x), Jael (atualmente no Grêmio-RS), Ruan e Jheimy. (VÍDEO ACIMA)

21ª rodada - Náutico 1x2 Serra Talhada


Correndo risco de rebaixamento, a Laranja Sertaneja teria que vencer o Náutico, em Recife, no dia do seu aniversário, para poder escapar. E o que parecia improvável, aconteceu. Com gols de Stanley e Jessuí, o Lampião Biônico venceu por 2 a 1 o Timbu (que diminuiu com Marlon) e se livrou de voltar para a Série A2. Além do belo presente para a torcida alvirrubra, o técnico do Náutico na época, Waldemar Lemos, foi demitido. UM DIA HISTÓRICO! (VÍDEO ACIMA)

E para comemorar a permanência na elite do futebol pernambucano, o treinador, que é gaúcho da cidade de Bagé, reuniu os jogadores e as famílias dos mesmos, para um churrasco. (VÍDEO ABAIXO)



22ª rodada - Serra Talhada 1x2 Porto



Para a última rodada o Serra não contava com seu maior artilheiro, Jessuí, que após ajudar o clube a livrar-se do rebaixamento, assinou com um clube fora de Pernambuco e saiu antes do final do estadual. E o chuteira-fone fez falta. Jogando dentro de casa, contra o Porto, a Laranja Mecânica saiu derrotada por 2 a 1, com dois gols de Joelson. O lateral-esquerdo Janeilton descontou para o time da terra de Lampião. (VÍDEO ACIMA)

Com o final do estadual, o Serra Talhada terminou na 9ª colocação, sete pontos na frente do primeiro na zona de rebaixamento. Como não conseguiu a classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D, o clube encerrou as atividades no ano de 2012 e só voltou no ano seguinte. O artilheiro da equipe foi o atacante Júnior Mineiro (FOTO ABAIXO), com 6 gols. 

 Júnior Mineiro, artilheiro do Lampião no estadual com 6 gols.


FOTO OFICIAL DO TIME


ESTATÍSTICAS DO SERRA TALHADA NA SÉRIE A2 DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO


Imagem relacionada
Número de Jogos: 22
Vitorias: 7 (4 em casa)
Empates: 3 (1 em casa)
Derrotas: 12 (6 em casa)

Saldo de Gols: -7
Gols Feitos: 25
Gols Sofridos: 32
Artilheiro do Time: Júnior Mineiro (6 gols)

Por Bruno Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário